Historia da Radiologia no Brasil

 O primeiro aparelho de radiografia foi trazido para o Brasil pelo médico Dr. José Carlos Ferreira Pires em 1897, para Formiga (MG). Era um modelo Siemens rudimentar com bobinas de Rhumkorff de 70 cm cada uma e tubos tipo Crookes. Naquela época a cidade de Formiga não era provida de luz elétrica, por isso o aparelho só funcionava com baterias e pilhas Leclancher de 0,75 HP. Mais tarde, foi instalado um motor fixo de gasolina que funcionava como gerador elétrico. A primeira radiologia feita no Brasil foi realizada em 1898 de um corpo estranho na mão do então ministro Lauro Muller. Entre 1899 e 1912, o Dr. Pires adquiriu todos os tipos de tubos fabricados pela Siemens.
 Essa primeira máquina utilizada no Brasil encontra-se hoje no International Museum of Surgical Science, em Chicago, nos Estados Unidos. Em São Paulo, foram desenvolvidos estudos na Escola Politécnica, pelo Dr. Silva Ramos. A primeira aula de radiologia foi ministrada em 1913, pelo professor Rafael Barros, na Santa Casa de Misericórdia. Na Bahia, o primeiro aparelho foi levado pelo Dr. Alfredo Brito, após viagem para a Alemanha , e instalado no Hospital Santa Isabel, sendo muito útil durante a guerra de Canudos. No Rio de Janeiro, o primeiro aparelho de radiografia foi instalado pelo Dr. Álvaro Alvim, em 1897. O primeiro professor de radiologia foi o Dr. Duque Estrada, em 1913, na Santa Casa de Misericórdia.
 Em 15 de setembro de 1948, foi criado o primeiro Colégio Brasileiro de Radiologia, cujo primeiro presidente foi José Maria Cabello Campos.
 A primeira processadora automática foi instalada no consultório particular do professor Feres Scaf em São Paulo